Déjà Vu

Você está andando na rua, e vê uma criança atravessando a rua com um brinquedo na mão, uma cena sem nada de mais. Ai de repente, parece que você já viu aquela cena, exatamente do mesmo jeito que acabou de acontecer. Mas você sabe que nunca viu aquilo na vida.

Isso já aconteceu com você?

Essa sensação se chama Déjà vu.

Déjà vu , pronuncia-se déjà vi, é um termo da linguá francesa que significa "já visto". É uma sensação que surge ocasionalmente, ocorre quando fazemos, dissemos ou vemos, algo que dá sensação de já ter feito ou visto antes, porém isso nunca ocorreu.

O Déjà vu ocorre porque o cérebro possui vários tipos de memória, como a memória imediata, que é capaz de repetir um número de telefone e depois esquecê-los. A memória de curto prazo dura algumas horas e a memória de longo prazo, que dura meses ou até anos. O Déjà vu é na verdade, uma falha no cérebro, onde os fatos que estão acontecendo são armazenados diretamente na memória de longo prazo ou médio prazo, quando o correto seria ir para a memória imediata, dando assim a sensação que o fato já ocorreu antes.

Estudos nos EUA e na Europa indicam que até dois terços das pessoas já tiveram pelo menos um déjà vu na vida. O Déjà vu ocorre somente durante alguns segundos.

Fonte: Revista Superinteressante.

Comentários